• contato@clinicaneuropsicologica.com.br
  • (11) 91993-8604

Demência

Atendimentos

Demência é um declínio cognitivo constante e progressivo; caracterizado pela perda da capacidade de memorizar, de resolver os problemas do dia a dia e que interferem nos relacionamentos e nas atividades sociais e profissionais de indivíduos. Esse é o quadro característico da demência, sendo que não é apenas uma doença, mas sim uma síndrome.

O diagnóstico de demência é eminentemente clínico, necessitando-se, para isso, observação atenciosa, análise da história do paciente e dos familiares, além de uma avaliação abrangente que engloba o exame  físico geral, neurológico, avaliação neuropsicológica e laboratorial.

Conheça um pouco mais sobre os tipos de demência:

DEMÊNCIA DE ALZHEIMER
O Alzheimer é a causa mais comum, apresentando-se como uma doença neurodegenerativa crônica. Sua fisiopatologia inclui a presença de placas amiloides e emaranhados neurofibrilares no cérebro. Também há o encolhimento geral do cérebro e a redução de neurônios com função.

Por ser uma doença progressiva o Alzheimer se desenvolve em fases:

1º Estágio
• Amnésia: perda de memória de curto prazo.

2º Estágio
• Afasia: dificuldade de comunicação, tanto na produção da linguagem quanto no seu entendimento. Discurso vago, vazio.
• Apraxia: dificuldade com movimentos já aprendidos, colocar a chave na fechadura ou abotoar roupas.
• Agnosia: dificuldade em reconhecer o mundo ao seu redor. Incapacidade de reconhecer pessoas próximas, como parentes.

3º Estágio
• Perda de memória de curto e longo prazo;
• Capacidade de articular apenas algumas palavras;
• Impossibilidade de realizar manobras de autocuidado;
• Dificuldade de mastigação e deglutição;
• Dificuldade na marcha.

DEMÊNCIA FRONTOTEMPORAL
Esse tipo de Demência é caracterizada por atrofia do cérebro nas regiões frontal e temporal.
Devido a região cerebral, as manifestações clínicas deste tipo de demência costumam ser do tipo cognitivo.

Podem ocorrer oscilações de caráter de forma brusca, mudanças de personalidade, apatia diante de coisas que o paciente costumava ter interesse, sintomas afetivos (depressão, ansiedade), conduta social desorientada, desinibida e mesmo inapropriada, alterações na capacidade de raciocínio e perda da preocupação com a aparência e a higiene.

O diagnóstico por imagem pode exibir uma atrofia focal das áreas frontais e/ou temporais, que é frequentemente assimétrica.

DEMÊNCIA COM CORPOS LEWY (DCL)
Se caracteriza por problemas de memória podem ser desde um simples esquecimento leve, até um prejuízo severo a ponto de não se recordar da própria identidade. É caracterizada pelo declínio cognitivo progressivo.
Outros sintomas são:

– flutuação nos níveis de consciência (é evidenciada por períodos de sonolência, letargia e olhar perdido no espaço);
– alucinações visuais recorrentes ( para eles as alucinações parecem tão reais que podem descrevê-las com detalhes);
– sintomas motores parkinsonianos(resultam em movimento lento e equilíbrio precário, levando em alguns casos, a quedas e rigidez muscular).

DEMÊNCIA VASCULAR
Resulta da perda de suprimento de sangue ao cérebro, sendo que a causa mais comum é uma série de pequenos acidentes vasculares encefálicos, muitos deles não detectáveis. Os acidentes interrompem o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes para a área afetada.

Os sintomas variam de acordo com a área do cérebro danificada, mas as características que evidenciam a doença vascular como causa da demência são:
– tontura;
– sinais neurológicos focais, tais como paresia em um braço ou uma perda;
– labilidade emocional (alterações de humor); capacidade funcional flutuante, muitas vezes com a intercalação de dias bons e ruins;
– aumento da probabilidade de desenvolvimento da depressão;
– autopercepção de problemas mentais e físicos até estágios avançados da doença;
– comprometimento de qualquer artéria do organismo, como as coronárias.

Fonte: Cuidados na Demência em Enfermagem – Artmed.

Estudos demonstram que a estimulação cognitiva pode ajudar a desacelerar o ritmo da deterioração cognitiva na Doença de Alzheimer e outras demências.

Venha falar conosco.