• contato@clinicaneuropsicologica.com.br
  • (11) 91993-8604

TOD - Transtorno Opositivo Desafiador

TOD - Transtorno Opositivo Desafiador

TOD - Transtorno Opositivo Desafiador

Atendimentos

O Transtorno Opositivo Desafiador é caracterizado por comportamentos antissociais como desobediência, postura desafiadora e hostilidade.

Os primeiros sintomas costumam aparecer aos quatro anos de idade, quando a criança começa a apresentar dificuldades para seguir regras, reconhecer seus erros e se ressente mais do que o normal quando é contrariada.
Transtornos disruptivos como o TOD são considerados difíceis de diagnosticar, uma vez que as crianças e os adolescentes, em seu ciclo normal de desenvolvimento, apresentam uma série de comportamentos, incluindo os desafiadores. Questionar faz parte da infância e adolescência, sendo uma ação saudável e importante para o desenvolvimento humano. Porém, é importante que os pais fiquem atentos para comportamentos agressivos, irritadiços e impulsivos característicos do TOD.

Segundo o DSM-V, são oito os critérios para identificar a criança ou o adolescente com TDO, sendo que esses sintomas devem persistir pelo período mínimo de seis meses.

São eles:
1. perder a calma,
2. discutir com adultos,
3. desafiar ou negar-se a obedecer,
4. emitir comportamentos para incomodar as pessoas,
5. deliberadamente culpar terceiros por seus comportamentos,
6. irritabilidade,
7. estar enraivecido constantemente,
8. comportamentos vingativos e rancorosos.

Outro ponto importante é que esses comportamentos devem ser apresentados em lugares públicos, além da escola e da casa.

Temos tido resultados muito positivos com a intervenção da terapia cognitivo comportamental. Procuramos ajudar a criança a avaliar suas percepções sobre o mundo, emoções, relacionamentos, suas interpretações acerca dos acontecimentos e consequências do comportamento.

Isso é feito através da psicoeducação da criança, dos pais e professores.