São transtornos que causam discrepâncias entre o potencial da criança e o seu desempenho acadêmico.
Os transtornos de aprendizagem envolvem deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações. O diagnóstico inclui avaliações médicas, psicológicas e linguagem.
O transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica que afeta a aprendizagem e o processamento de informações. Diferente da dificuldade de aprendizagem, o transtorno de aprendizagem é permanente.
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Transtornos de aprendizagem mais comuns:
Dislexia
A principal característica da dislexia é a dificuldade em ler e escrever. Pessoas com dislexia apresentam atrasos para o aprendizado da leitura e da fala, problemas para memorizar palavras, regras ortográficas e conceitos, dispersão e falta de atenção. A dislexia é um problema crônico, com origem no cérebro, coluna vertebral e nervos (neurobiológica).
Discalculia
Dificuldades para compreender e assimilar regras, conceitos e operações matemáticas. Portadores desse transtorno possuem sérios problemas em realizar operações que envolvam números, além da dificuldade em ler símbolos matemáticos, operar cálculos numéricos e realizar operações mentais e escritas.
Disgrafia
A disgrafia é um distúrbio que dificulta a percepção e capacidade escrita dos indivíduos, levando os portadores a frequentemente cometerem diferentes erros ortográficos. De acordo com especialistas, o transtorno pode estar relacionado a problemas psicomotores, levando as pessoas a apresentarem dificuldade em formar palavras, reconhecer e diferenciar maiúsculas e minúsculas, espaçamento das palavras, entre outras.
TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)
Um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos, o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é uma doença crônica que causa comportamento agressivo, ansiedade, dificuldades de aprendizagem, inquietação, entre outros. Os casos geralmente são detectados na infância e acompanham as pessoas durante a sua vida.
O diagnóstico dos transtornos de aprendizagem é clínico e baseia-se nos critérios do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders,Fifth Edition (DSM-5), e exige evidências de que pelo menos um dos seguintes esteja presente por ≥ 6 meses:
• Leitura de palavras imprecisa, lenta e/ou que requer esforço
• Dificuldade para compreender o significado do material escrito
• Dificuldade de grafia
• Dificuldade para escrever (p. ex., vários erros gramaticais e de pontuação; ideias não expressas claramente)
• Dificuldade para dominar o sentido numérico (p. ex., compreender a magnitude relativa e relacionamento dos números; em crianças maiores, dificuldade de fazer cálculos simples)
• Dificuldade de raciocinar matematicamente (p. ex., usar conceitos matemáticos para resolver problemas)
As habilidades devem estar substancialmente abaixo do nível esperado para a idade da criança e prejudicar significativamente o desempenho na escola ou nas atividades diárias.