Neurofeedback

Clínica de Neuropsicologia

Neurofeedback_____​

Conceito

Neurofeedback é um tratamento que tem como principal objetivo melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória. Esse tratamento não tem nenhum efeito medicamentoso e muito menos invasivo no cérebro. Ele é responsável por estimular as habilidades naturais do cérebro, regulando e desenvolvendo suas potencialidades, corrigindo distúrbios, o que contribui para um melhor desempenho cognitivo e comportamental. É feito por meio de sensores que captam sinais elétricos provenientes dos neurônios, sendo decodificados e processados por um software especializado. Com isso, o funcionamento do cérebro pode ser acompanhado em tempo real pela tela de um computador. A partir de então, a pessoa vai aprendendo, por erros e tentativas, a levar o cérebro a uma transformação. O programa, ao longo do tratamento, informa se a abordagem está correta, muitas vezes sob a forma de pontos, como em um game.
Play Video

EEG vs HEG

Play Video

O que é Neurofeedback #1 E se não for uma doença?

Play Video

O que é Neurofeedback #2 Hábitos de Energia Cerebral

Play Video

O que é Neurofeedback #3 Treinando seu Cérebro como Seu Corpo

Play Video

O que é Neurofeedback #4 Espelho Feedback

Play Video

O que é Neurofeedback #5 Whole-Brain Training

Temos que ter em mente que o cérebro funciona por meio de descargas elétricas, que são a base de comunicação entre os neurônios. Estas ondas elétricas podem ser identificadas por exame de eletroencefalograma (EEG) e tudo o que é controlado por elas acaba por aumentar ou prejudicar as funções executivas.
Sabemos que em casos do transtorno do déficit de atenção (TDAH), por exemplo, a neurobiologia consiste em lentidão nas áreas pré-frontais do cérebro. Assim, o neurofeedback é uma das maneiras de treinar o cérebro do paciente a se desenvolver de forma mais eficaz. O exercício mantém o pulso em faixas de frequência que são determinadas como os objetivos finais. Com base nos resultados dessa análise, o treinamento de autorregulação da atividade elétrica cerebral é realizado no paciente a fim de fortalecer as redes neuronais, aumentar a flexibilidade do cérebro, e incrementar a estabilidade mental. Com isso, aos poucos, o paciente vai conseguindo melhores resultados no treino e colhendo seus efeitos positivos, como maior capacidade de sustentar o esforço mental e a concentração. De forma análoga, podemos utilizar a mesma técnica para outros transtornos, como a depressão, ansiedade, entre outros.

Informações Adicionais

NeurofeedbackVocê Sabia?

A Academia Americana de Pediatria considera o neurofeedback como uma intervenção “Nível 1” ou altamente eficaz para ADD e ADHD. Ela reconhece os efeitos do neurofeedback no fornecimento de um tratamento não invasivo para uma ampla variedade de distúrbios.

Como Funciona

Como Funciona
Etapa 1
Comece entrando em contato conosco e agende uma consulta para conversar com um membro da equipe. Ligue para (11) 976000069
Como Funciona
Primeira Consulta
Etapa 2
Começamos esclarecendo o que é neurofeedback e em que, nossa Clínica de Neuropsicologia e Treinamento Cerebral, pode ajudá-lo ou ao seu familiar. Durante esta consulta responderemos a qualquer pergunta que você tiver e, se estiver pronto, podemos começar agendando sua Avaliação e Mapeamento Cerebral.
Primeira Consulta
Avaliação e Mapeamento Cerebral
Etapa 3
A partir disto realizamos uma avaliação neuropsicológica completa e o mapeamento para avaliar sua atividade cerebral e nos ajudar a entender o que está acontecendo no seu cérebro.
Avaliação e Mapeamento Cerebral
Reabilitação
Etapa 4
A atividade no seu cérebro determina tudo o que você pensa, sente e faz. Após a avaliação e o mapeamento cerebral, podemos criar um plano de treinamento e reabilitação eficaz para você.
Reabilitação
WeCreativez WhatsApp Support
Para agendar consultas ou tirar dúvidas envie entre em contato com o número (11) 97600-0069
👋 Olá Precisa de Ajuda?
FERNANDA.png