Terapia Cognitivo Comportamental

Clínica de Neuropsicologia

Terapia Cognitivo Comportamental___

Conceito

A TCC busca tratar transtornos emocionais e comportamentais atuando sobre os padrões de processamento cognitivo dos pacientes, isto é, sobre sua forma habitual de interpretar e representar situações, que os predispõem à instalação e manutenção de transtornos.
O processo clínico requer uma sessão semanal e a maioria dos casos clínicos dura entre 17 e 28 semanas, com exceção de alguns casos, em que o grau de severidade e cronicidade dos sintomas requer um tratamento mais prolongado.
Em se tratando de transtornos cognitivos, a TCC é terapia mais indicada.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, por exemplo, é um transtorno do desenvolvimento cujos sintomas ocasionam dificuldades na vida pessoal e interpessoal. Em crianças, compromete sua vida funcional com reflexos diretos no contexto escolar, ocasionando problemas de aprendizagem. Além de fatores genéticos, traços biológicos e sociais estão correlacionados ao desenvolvimento do transtorno. Técnicas de modificação do comportamento, baseadas na Terapia Cognitivo Comportamental servem de apoio ao trabalho terapêutico com pacientes portadores do transtorno. Estas técnicas objetivam instrumentalizar o paciente e a família ao enfrentamento dos conflitos, desenvolvendo algumas funções importantes como: a atenção, o planejamento e a resolução de problemas, diretamente relacionadas às funções executivas, que se mostram precárias em pacientes que apresentam déficits atencionais.

WeCreativez WhatsApp Support
Para agendar consultas ou tirar dúvidas envie entre em contato com o número (11) 97600-0069
👋 Olá Precisa de Ajuda?
FERNANDA.png